terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mantendo-se saudável no ambiente de trabalho

Parte 1:

Escritório, empresa, repartição, departamento, laboratório, consultório, um desses lugares é onde passamos a maior parte do nosso tempo. Por essa razão, é um dos lugares que muito representa na nossa dieta.
Seja o lanche que seu colega traz na sexta-feira, o chocolate que a recepcionista vende, o estresse que te faz exagerar um pouquinho no almoço ou a fome acumulada de um dia com excesso de atividades - o fato é que os hábitos alimentares vividos neste ambiente influenciam (e muito) no resultado final, ou seja, no nosso peso.

Por isso, aqui listo 5 de 10 dicas que nos ajudam a manter a linha também no escritório.


1- Utilize a estrutura do seu local de trabalho a favor da sua dieta. O dia a dia no trabalho é, em geral, muito planejado, você tem prazos delimitados, as reuniões são programadas, as atividades são regulares. Então uma atitude que pode ajudar é organizar também uma agenda de alimentação e segui-la como se esta fosse uma das suas atribuições de trabalho. Separe um tempo para fazer seus lanches entre as refeições e faça de seu almoço um ritual para que qualquer estresse não venha a influenciar nas quantidades.

2- Encontre um aliado para sua perda de peso. É certo que ter alguém te apoiando ajuda a eliminar o sobrepeso, mas ter alguém te apoiando no local de trabalho é ainda mais efetivo, já que é lá que surge os agrados calóricos. Então aproveite e espalhe aos quatro ventos no seu trabalho que você está optando por uma alimentação mais saudável, conte para o seu chefe, conte para todos e não só será mais fácil para você manter-se na dieta, como você ainda pode influenciar outros a seguir essa mudança tão benéfica.

3- Prepare com antecedência suas refeições ou lanchinhos. Todos os dias, embale frutas e lanchinhos saudáveis para o seu trabalho. É bom levar uma variedade ao invés de uma só opção (isso ajuda naquele sentimento de restrição que dietas nos levam a sentir) e um lanchinho extra ajuda muito se você tiver que ficar um pouquinho além do horário normal.

4- Tenha um estoque de emergência. Para os dias em que você esqueceu as frutas em casa, deixe sempre em uma gaveta alguns alimentos não perecíveis saudáveis como barras de cereal (eu tenho um pacote fechado com Club Social integral), assim você não perde o hábito de comer de 3 em 3 horas mesmo quando esqueceu a lancheira em casa.

5- Pratique o assertivo e delicado "Não, obrigada". Em todo lugar de trabalho sempre tem aquela pessoa que traz todas as ameaças para uma dieta. É a recepcionista que faz chocolates deliciosos, aquele seu colega que não cansa em tentar te agradar trazendo um bombom, aquela senhora que leva um bolo que fez no fim de semana, uma amiga que convida para um sorvete depois do almoço, enfim tentações, tentações. Para isso, nada melhor do que exercer a força de vontade, agradecer com toda a sua delicadeza especialmente pelo esforço da pessoa em agradar e seguir em frente. Vale muito a pena depois.

Esta é a parte I das dicas, em breve escrevo o resto.

Muita motivação para nós!!!! E se fizermos tudo direitinho no trabalho, qualquer dia podemos nos vestir assim no dia a dia!
Inspiração!!!!!




2 comentários:

  1. Amei!!! Viva o controle e o projeto bikini branco 2013!!!

    ResponderExcluir
  2. Projeto Reveillon de biquini 2012/13! Para resultados mais eficazes!!! rs

    ResponderExcluir