quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O encantamento amoroso


"Uma das características do encantamento amoroso inicial é a idealização: o amado torna-se o portador de todas as virtudes e não tem defeitos. Os que estão muito sedentos por um encontro amoroso de qualidade tendem a idealizar ainda mais: sempre acham que encontraram o "príncipe".
Qualidade e defeito depende de quem avalia: qualidade é tudo o que nos encanta enquanto que defeitos são as propriedades que nos irritam.
Em algum momento, depois de um certo tempo de convívio, surgem os defeitos do amado: a sensação é terrível, como se tivéssemos sido traídos. Muitos relacionamentos terminam no momento em que se desfaz a idealização do amado e ele se torna um ser humano normal, imperfeito como nós!"

Flávio Gikovate


2 comentários:

  1. cont. - Aqueles que tiverem o bom senso de perceber que não foram enganados pelo parceiro e sim por si mesmos ganharão objetividade para avaliá-lo.
    O amor sempre implica alguma dependência e a idealização do amado é uma defesa: é bem menos perigoso depender de alguém visto como perfeito!
    O envolvimento amoroso real se inicia com o fim da idealização: o amado descerá do pedestal em que o colocamos e será observado com realismo
    Muitas vezes a admiração pelo parceiro não sobrevive ao fim da idealização: nesses casos, o relacionamento amoroso caminha para seu final.
    Em outros casos, a avaliação mais objetiva do parceiro confirma as qualidades que nos encantaram e os defeitos se mostram menos relevantes.
    Só conseguimos ver o parceiro como ele é depois do " choque de realidade". Se a admiração prevalece, começa uma verdadeira história de amor. - Flávio Gikovate

    ResponderExcluir